Reitor assina convênio de expansão no Palácio do Planalto

28/12/2005 16:13

Na tarde desta quarta-feira (28) foram assinados, no Palácio do Planalto, novos convênios do plano de  expansão das universidades federais. O valor total dos convênios é de R$ 266,5 milhões, divididos em repasses nos anos de 2005 e 2007. Além do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, também compuseram a mesa da solenidade o Prefeito do município de Diadema, José de Felippi Júnior e o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Luiz de Souza Santos Júnior. Na solenidade também estavam presentes Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e diversas outras autoridades dos estados, das universidades e do governo.

Durante a cerimônia, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, como representante dos outros reitores ali presentes, ressaltou a importância do plano de expansão universitária do MEC, dando como exemplo o salto do número de alunos que terão acesso à universidade pública em seu estado. A UFPI está recebendo R$10 milhões hoje e receberá outros R$ 10 milhões em 2007 para gastos em três novos campi distribuídos pelo estado: um na cidade de Picos, outro na cidade de Parnaíba, e  outro na cidade de Bom Jesus.

Para o Ministro da Educação, a assinatura desses convênios fortalece o projeto de expansão da Secretaria de Educação Superior do MEC, que está criando nove universidades federais e consolidando ou instalando 41 campi, principalmente no interior do país.

O Presidente Lula disse que ainda falta muito a ser feito e gasto na educação para que o Estado possa compensar a dívida que tem com o povo brasileiro e frisou que, se o país quer ter um crescimento econômico de 5% ao ano, é preciso investir na educação superior, ou então faltará mão-de-obra qualificada no mercado e o crescimento pode ser freado. "E não há nada pior do que termos oferta de emprego mas não termos gente qualificada pra ocupar essas vagas abertas pela indústria", completou.