Reitor assina convênio com Lula e discursa no Planalto

28/12/2005 14:33

O presidente da República, Luis Inácio Lula da silva, liberou R$ 10 milhões para a Universidade Federal do Piauí, referentes à primeira etapa do projeto de expansão da UFPI, em solenidade realizada nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto. O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, foi quem discursou em nome dos 14 reitores de universidades públicas federais envolvidas na expansão do Ensino Superior no Brasil.

Para Luiz Santos Júnior, ser convidado para falar em nome dos demais reitores foi uma maneira de o MEC reconhecer o trabalho desenvolvido pela UFPI durante a elaboração do projeto de expansão. Em seu discurso o reitor falou da importância da interiorização do Ensino Superior, já que o Brasil atende a apenas 11% dos jovens entre 18 e 24 anos, enquanto que países como o Chile atende a 18%. ?Precisamos dobrar este percentual e a expansão o caminho mais curto para isso?, explicou.

O presidente Luis Inácio Lula da silva declarou que nenhum servidor federal pode deixar de defender o ensino público e gratuito como investimento estratégico para o país. Segundo ele, os recursos destinados à Educação são investimentos, não gastos. ?Ou investimos em Educação ou teremos que investir em presídios?, disse.

O projeto de expansão da UFPI prevê, ainda, mais R$ 10 milhões em 2007, contratação de 255 servidores docentes e 173 servidores técnico-administrativos, sendo 100 professores e 50 servidores já em 2006, o que possibilitará dobrar de dois para quatro o número de campi e aumentar em 8.550 a oferta de novas vagas nos 19 novos cursos em Parnaíba, Picos e Bom Jesus, no período de cinco anos.

Também assinaram convênio universidades federais dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Amazonas e Piauí. O projeto da UFPI, segundo Luiz Santos Júnior, foi muito elogiado pelos técnicos do MEC, tendo, inclusive, servido de modelo para outras instituições.

Por Ionio Silva