Matemática realiza projeto com alunos da rede municipal

16/12/2005 11:16

O Departamento de Matemática está há um ano realizando um projeto-piloto que tem o objetivo de ensinar matemática avançada para alunos da rede municipal de ensino. O projeto está sendo realizado pela UFPI em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina.

O curso já conta com 40 alunos de 5ª a 8ª séries matriculados. Eles assistem às aulas duas vezes por semana durante duas horas. Dentro do programa, a matemática é ensinada de forma gradativa para que o aluno acompanhe a evolução dos conteúdos, desde o nível mais elementar ao mais avançado. Além disso, os alunos também aprendem noções básicas de informática.

De acordo com o Prof. Dr. João Xavier Neto, chefe do Departamento de Matemática, a meta principal do projeto é descobrir os novos talentos do Piauí e fazer com que eles tenham motivação para participar das olimpíadas nacionais. Um exemplo dos que já participaram de seletivas nacionais e obtiveram êxito é Rafael Alves da Silva, estudante da 7ª série do Centro Educacional e Comunitário do Mocambinho. O estudante irá ao Rio de Janeiro, no período de 2 a 24 de janeiro/ 2006, cursar uma disciplina junto com os alunos de mestrado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

O professor fala ainda da importância de participar de uma seletiva nacional. Um aluno que está apto a competir no mesmo nível com candidatos do país inteiro tem mais chances de ganhar não só um prêmio para si, mas para o professor orientador e para a sua escola. ?O aluno pode ganhar um computador para si e um laboratório de informática para a escola?, exemplifica o professor.

Segundo Xavier, o próximo passo a ser dado é levar o mesmo projeto, incluindo os outros cursos de ciências (química, física e biologia), a Guaribas, cidade-piloto do projeto Fome Zero. Para ele projetos que não contemplam cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não cumprem com sua função social. ?O que a gente sente é que o sentimento para estudar ciências está em todos os lugares, basta descobrir os talentos naturais espalhados?, afirma.

Por Mariana Gonçalves