Reitor autoriza ampliação e reforma da Matemática

20/12/2005 12:27

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, autorizou a ampliação e reforma do espaço físico da Matemática, durante reunião com todos os professores do Departamento e o diretor em exercício do Centro de Ciências da Natureza - CCN, professor Jeremias Pereira da Silva. A obra de 774 metros quadrados foi orçada em R$ 520 mil e deverá ser iniciada em janeiro de 2006.

A nova estrutura, que terá salas de aula com capacidade para até 120 alunos vai possibilitar o equilíbrio do fluxo de entrada e saída de alunos dos cursos de Matemática, Física, Química, Biologia, Informática, Arquitetura, Engenharia Civil e Agronômica, além de oferecer condições para que a UFPI desenvolva um arrojado programa de Ensino à Distância. ?Estou colocando a Administração Superior da Universidade à disposição do CCN para que nós possamos colocar este projeto em prática?, garantiu o reitor, acrescentando que o Piauí é um Estado carente de professores das diversas licenciaturas e a UFPI precisa contribuir na formação de uma quantidade maior de professores.

O diretor em exercício do CCN, professor Jeremias Pereira, agradeceu o apoio do reitor ao CCN e declarou que a direção do Centro vai trabalhar em sintonia com a Administração Superior da UFPI. O chefe do Departamento de Matemática, professor João Xavier da Cruz Neto, foi enfático ao dizer que a destinação de um espaço exclusivo para a Matemática representa o atendimento de uma reivindicação antiga dos professores e alunos do CCN.

O professor João Xavier falou, também, dos projetos que ele e os demais professores do Departamento realizam. Citou o envolvimento dos docentes com projetos de pesquisa, as especializações que já qualificaram mais de 500 pessoas, as destacadas participações nas Olimpíadas de Matemática, as parcerias com outras instituições que resultaram na inserção da UFPI em programas de cunho social e outros. João Xavier hipotecou apoio ao trabalho de valorização do mérito que o reitor vem desenvolvendo e aproveitou para entregar, ao professor Luiz Santos Júnior, o Projeto de Especialização em Matemática para a cidade de Parnaíba.

?Este é o momento mais importante para a Matemática?, declarou o coordenador do curso, professor João Benício de Melo Neto, reconhecendo ser sério e coerente o modelo de gestão adotado pelo professor Luiz Santos Júnior. João Benício elogiou a postura do reitor na condução das reuniões dos Conselhos Superiores da UFPI e as medidas saneadoras e moralizadoras da atual administração.

Por Ionio Silva