MEC anuncia R$ 10 milhões para expansão da UFPI

12/12/2005 17:47

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, recebeu do Ministério da Educação, através da Mensagem 417/2005, o comunicado da liberação do apoio financeiro para o projeto de expansão da universidade. Serão liberados R$ 2.221.538,00 para despesas de custeio e R$ 7.778.462,00 para despesas de capital, totalizando R$ 10 milhões.

O Projeto de expansão da UFPI prevê a implantação dos campi de Picos e Bom Jesus e consolidação do Campus de Parnaíba, com a criação de cursos de Graduação em áreas de grandes demandas locais.

Em Bom Jesus o projeto de expansão da UFPI prevê a implantação de uma centro de excelência em ciências agrárias e da terra com os cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal. Em Picos pretende-se aproveitar o potencial da região, com cursos em áreas administrativas e de recursos humanos, tais como: Licenciatura em Matemática, Licenciatura Plena em História, Sistema de Informação, Bacharelado em Nutrição, Bacharelado em Enfermagem, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Ciências Contábeis.

Em Parnaíba pretende-se consolidar o campus com cursos nas áreas de turismo, hotelaria e pesca: Bacharelado em Biologia Marinha, Bacharelado em Administração/Turismo e Administração/Hotelaria, licenciatura em Matemática, Psicologia, Bacharelado em Fisioterapia e Bacharelado em Biomedicina.

Por Jackelline Carvalho