FINEP lança chamada do CT-INFRA no valor de R$ 120 milhões

02/12/2005 18:38

A FINEP acaba de lançar uma chamada pública no valor total de até R$ 120 milhões, originários do Fundo de Infra-estrutura ? CT-INFRA, para aplicação nos exercícios 2006 e 2007. O objetivo é o apoio financeiro a projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infra-estrutura física de pesquisa nas universidades, outras instituições públicas de ensino superior e de pesquisa.

Para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste deverão ser aplicados 30% do montante de recursos, sendo que propostas podem ser enviadas até 30 de março de 2006. Cada instituição poderá participar com apenas uma proposta, que deverá conter um diagnóstico que identifique, em relação ao executor, suas vocações e competências, sua disponibilidade de recursos humanos e materiais, suas atividades de pós-graduação e pesquisa, o estágio atual do desenvolvimento da pesquisa e sua inserção no contexto de C&T, em consonância com os desafios da sociedade brasileira.

Segundo o com secretário técnico das ações da FINEP no CT-INFRA, Celso Cruz, os planos demandam recursos muito vultosos, mas as instituições os vão implantando gradualmente, já que os editais são seqüenciais e têm sido lançados com regularidade. Com isso, o que não é atendido em um pode ser contemplado no próximo.

Em dezembro de 2004, chamada semelhante beneficiou 91 entidades, com o valor total de R$ 110 milhões, para apoio à execução de 185 subprojetos. Na ocasião, a instituição com mais iniciativas apoiadas foi a Universidade Federal do Paraná, com R$ 3,8 milhões para execução de 8 metas.

Desde a sua criação, em 2001, o CT-INFRA já aprovou e contratou projetos no valor total de R$ 527 milhões e, deste montante, 34,4% foram investidos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, superando a meta estabelecida de 30%, causando grande impacto nos cursos de pós-graduação, no número de grupos de pesquisa formados, na produção científica e, conseqüentemente, na qualidade das pesquisas no país.