Alunos de Arquitetura ficam bem colocados em Bienal

02/12/2005 15:27

O projeto ?Jardins do Poti - Hotel Bioclimático? ficou entre os dez melhores colocados na IV Bienal José Miguel Aroztegui. O trabalho, elaborado pelas estudantes de Arquitetura da UFPI Emanuella Camarço, Maria Cecília Lima e Tatiana Fortes,  participará de uma mostra itinerante por faculdades de diversos países da América Latina.

A Bienal aconteceu em Maceió - AL, entre os dias 5 e 7 de outubro deste ano, durante a realização do IV Encontro Latino-Americano sobre Conforto no Ambiente Construído, com o tema: ?Edifício Bioclimático para Hospedagem?. A Comissão Organizadora selecionou os melhores trabalhos dentre 51 inscritos.

?Fizemos uma pesquisa e constatamos que Teresina tem como principal atrativo o turismo de eventos, por isso o público-alvo da rede hoteleira é formado por executivos. Para atender a essa demanda, o ideal é que os hotéis ofereçam salões de reunião e auditórios?, afirma Tatiana Fortes.

Mas o maior mérito do projeto deve-se ao fato de ter apontado saídas para amenizar o calor característico de Teresina e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de energia elétrica, através da utilização de varandas, banheiros com janelas, ventilação cruzada, teto jardim, uso de água e vegetação para climatização de ambientes.

O outro projeto da UFPI apresentado no evento, intitulado ?Hotel Bioclimático ? Brises?, também ficou bem colocado. O trabalho foi elaborado pelos estudantes da UFPI Caio Frederico e Silva, Poliana de Sousa Leite e Marina Fernanda de Sousa, e aborda a utilização de brises, anteparos que protegem as janelas contra a incidência de raios solares.

Os dois projetos foram baseados na construção de hotéis que leve em consideração as características regionais e busque o conforto bioclimático, trabalhando com uma arquitetura ecologicamente correta, preocupada inclusive com o aquecimento global e a economia de energia.

Ambos foram elaborados durante a disciplina de Projeto Simples, ministrada pelo professor José Ricardo de Freitas Dias. A apresentação dos trabalhos contou com a colaboração das professoras Wilza Gomes Reis Lopes, Karenina Cardoso Matos e Ana Lúcia da Silveira.

Por Cristal Sá