Projeto possibilitará comunicação via videoconferência

25/11/2005 13:07

O Departamento de Informática e Estatística da UFPI está desenvolvendo o projeto VIDCEPI - Videoconferência no Estado do Piauí, que pretende estabelecer videoconferência através de softwares livres e de código aberto.

A pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, estuda o tráfego de dados de voz e vídeo, buscando encontrar soluções otimizadas para a compressão, detecção e correção de erros, além da segurança desses dados.

A equipe que está trabalhando no VIDCEPI é formada pelos estudantes Breno Caetano, Valdemir Júnior e Aglaíse Frota, da UFPI, que estão sob a coordenação do professor Francisco Vieira de Souza. O estudo ainda conta com a colaboração do aluno Marcus Vinícius e do professor Carlos Geovanni Carvalho, ambos da UESPI.

A idéia é que seja possível realizar videoconferências entre as duas universidades, seus campi avançados e outras instituições, o que permitirá que os alunos do Hospital Escola da UFPI acompanhem uma cirurgia transmitida do Japão, por exemplo. ?O objetivo é colocar essas universidades na vanguarda desta tecnologia?, afirma o professor Vieira.

O projeto inicial previa a adoção de Redes sem fios para estabelecer as transmissões. Como isto não foi possível, uma outra alternativa seria instalar uma antena intermediária entre a UFPI e a UESPI. A aquisição desta antena e equipamentos necessários para colocá-la em funcionamento está sendo estudada.

As videoconferências também poderiam ser feitas através da Internet, o que exige uma capacidade de tráfego de redes bem maior que a atual. O problema poderia ser resolvido pela REDECOMEP - Rede Comunitária Metropolitana de Educação e Pesquisa, que trabalha com uma capacidade de tráfego de 1Gbps (Giga bits por segundo).

O funcionamento da REDECOMEP está previsto para o próximo ano. No momento, a rede está sendo estudada em Teresina através de um convênio entre UFPI, UESPI, EMBRAPA e outros órgãos interessados.

O VIDCEPI é financiado pelo CNPq e deve ser concluído até o final de 2006, quando completará o prazo de dois anos. Em março a equipe deve apresentar um relatório parcial descrevendo os resultados obtidos na 1ª fase do estudo.

Informações: vieira@ufpi.br

Por Cristal Sá