Piauí conquista 19 medalhas em Olimpíada de Matemática

24/11/2005 17:15

Foi divulgado nesta quarta-feira, 22, o resultado da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP. O evento tem a coordenação regional da Universidade Federal do Piauí-UFPI, através do Departamento de Matemática e realização nacional dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

O Piauí teve 19 medalhistas no evento, que também receberão uma bolsa de iniciação científica por um ano. E uma escola de Teresina, CEC Mocambinho, foi premiada com uma laboratório de computação no valor de R$ 30 mil, dentre outros prêmios para municípios, professores e alunos com notas relevantes. Confira todas as premiações do Piauí no evento.

"A Olimpíada é mais que uma competição de matemática. É um mecanismo de estímulo para os estudantes, pois a comunidade escolar ganha com a motivação, que se reflete na melhoria do desempenho em todas as disciplinas. Além da descoberta de novos talentos", destaca o coordenador regional do evento, professor Doutor João da Cruz Xavier Neto, chefe do Departamento de Matemática da UFPI. O Departamento de Matemática organizou o evento no Piauí dando orientação, apoio logístico, corrigindo provas e apurando resultados.

Esta Olimpíada é anual e a edição de 2005 teve duas fases de testes, nos dias 16 de agosto e 8 de outubro, em todos os estados, para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na primeira fase foram 360 mil alunos piauienses e na segunda foram classificados 12 mil estudantes, uma média de, aproximadamente, 5% dos alunos de cada escola.

Por Helenilda Nunes