Brasil Brasil Acesso

Notícias

UFPI firma convênio com a Universidade de Liverpool

18/11/2005 09:47

Prof. Reginaldo Roris - Coordenador do NEPIA Universidade Federal do Piauí e a Liverpool School of Tropical Medicine firmaram convênio para a realização do projeto ?Role of domestic chickens in the transmission of visceral leishmaniasis?, no sentido de revelar a importância da galinha na transmissão da leishmaniose visceral, ou calazar, como a doença é popularmente chamada.

Na UFPI o projeto será desenvolvido pelo Núcleo de Entomologia do Piauí ? NEPI e ficará sob a responsabilidade do Coordenador do Núcleo, professor Reginaldo Roris Cavalcante, e dos professores Fernando Aécio de Amorim Carvalho e Maria José Santos Soares.

A pesquisa será realizada durante 36 meses tanto em campo quanto em nível laboratorial, o que exigirá a montagem de um laboratório de Biologia Molecular com equipamentos de ponta. O laboratório será equipado com recursos da Fundação ?The Wellcome Trust?, de Londres, que também vai arcar com o provimento dos insumos necessários à realização do estudo.

Os pesquisadores pretendem encontrar o antígeno da leishmaniose visceral no sangue da galinha, já que este animal é refratário, não adquire calazar ao ser picado pelo mosquito transmissor da doença. ?O projeto visa um maior conhecimento sobre as galinhas na transmissão da leishmaniose visceral, que é hoje uma das maiores endemias do estado do Piauí, daí a importância da pesquisa, que estudará a relação mosquito ? galinha ? homem?, afirma o professor Reginaldo Roris.

O projeto está em andamento na Universidade de Liverpool desde abril de 2005 e será oficialmente lançado na UFPI em janeiro do próximo ano, quando a UFPI receberá a visita do coordenador geral Paul Bates e do coordenador Bruce Alexander. Na ocasião, o Núcleo de Entomologia do Piauí promoverá um seminário para apresentar o estudo à comunidade científica.

Atualmente, o NEPI atua em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde oferecendo capacitação a técnicos das secretarias municipais de todo o estado na área de entomologia médica. O Núcleo também é responsável pela vigilância entomológica do Piauí no combate a endemias como leishmaniose visceral e tegumentar, dengue, febre amarela e malária.


Informações: 3215-5866 / 9995-1115

Por Cristal Sá

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.