UFPI participa da Olimpíada Nacional Evoluindo Saúde

01/11/2005 10:15

A Universidade Federal do Piauí estará realizando neste sábado, 05 de novembro a etapa regional da Olimpíada Nacional Evoluindo Saúde ? ONES. A etapa envolverá 29 escolas da rede pública e privada, do ensino médio e fundamental. O evento é uma competição nacional que está envolvendo milhares de alunos em vários estados brasileiros em torno da temática da saúde pública, promovendo uma mudança na postura frente a saúde de uma maneira lúdica e agradável.

A olimpíada tem por base um jogo de perguntas e respostas nas áreas de genética, meio ambiente, água, lixo, sexualidade, coração, sangue, alimentação, drogas, saúde bucal, DST?s, entre outros. Vence o aluno que responder o maior número de perguntas, ou seja, o aluno aprende brincando. Além da aprendizagem de maneira fácil a olimpíada tem como base introduzir conhecimentos, gerar discussões sobre temas de importância em saúde e orientar ações teóricas. Ao serem geradas essas ações nas mais diferentes regiões do país, com os mais variados contextos sócio-econômicos e culturais, as soluções e questões resultantes irão enriquecer profunda e solidamente o conteúdo dos jogos.

Na oportunidade serão selecionados dois alunos (um do ensino médio e outro do fundamental) que, acompanhados por um dos professores, participarão da etapa final na Universidade de Campinas, de 26 a 30 de novembro, com despesas custeadas pelo CNPq.

A ONES tem como Coordenadoras Regionais as Profªs Drªs Ângela Celis de Almeida Lopes, Departamento de Biologia/CCN, e Regina Lucia Ferreira Gomes, Departamento de Fitotecnia/CCA. Esse projeto aprovado pela UNICAMP, em Edital lançado pelo CNPq, é coordenado pelo Prof. Dr. Octávio Henrique Pavan.

Além da Piauí, outros estados como Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo e Mato Grosso estão participando da Olimpíada Evoluindo Saúde.