Escola de música promove workshop sobre baixo elétrico

28/10/2005 11:37

A Escola de Música Professora Adalgisa Paiva realizou nesta quinta-feira, 27, um workshop sobre baixo elétrico com o baixista Nélio Costa. Numa conversa bem descontraída, o músico ensinou técnicas novas para os alunos, tirou várias dúvidas e discutiu um pouco sobre os rumos da música brasileira.

Dentro da programação, o baixista apresentou técnicas para tocar o baixo de maneira confortável e precisa; técnicas de Slap (tirar sons batendo as cordas do instrumento) analisando as diferentes técnicas utilizadas na música moderna, bem como na música brasileira; desenvolvimento de linhas de baixo para que o baixista possa construir suas próprias linhas; leitura de partitura; e escalas, modos, desenvolvimento de melodias e arpejos.

O músico falou também um pouco da história do baixo elétrico que ainda é um instrumento considerado novo. Sua invenção se deu em meados da década de 40 pelo americano Leo Fender e ficou famoso pela onda do rock que se alastrou pelo mundo. Mais tarde, os jazzistas começaram a utilizá-lo para substituir a tuba, que era um instrumento muito grande e de sons limitados. Durante a época do ?Free Jazz?, os arranjadores utilizaram o instrumento para inventar novas notas.

Foi discutida também a importância da leitura e do conhecimento técnico para desenvolver a habilidade do músico de ler partituras e interpretar melodias, adequando-se às exigências dos grandes compositores e grandes orquestras e bandas. ?Com a habilidade de ler partituras o músico está apto a tocar a música do jeito que o autor criou?, afirma Nélio Costa. O baixista citou a música ?No Rancho Fundo?, de Ary Barroso e Lamartine Babo, como um exemplo de composição que foi muito modificada. A composição mais conhecida hoje é a que foi gravada pela dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, com arranjos bem diferentes do original. E para evitar isso ele lembrou da importância de pesquisar as raízes da música.

De acordo com Nélio, fazer música de boa qualidade hoje tem de ter muita disciplina, paciência, estudo, conhecimento musical. Daí a importância de se freqüentar uma escola de música. ?Todo instrumentista deve ter conhecimento técnico e para onde ele pode ir. É saber os sete acordes e de que são compostos, saber que através desses sete acordes você pode tirar muito mais sons?, declara o músico.

Nélio Costa é graduado em Pedagogia Musical da Universidade de Colônia na Alemanha, nas áreas de Jazz e música Pop. Na Alemanha trabalhou com diversos grupos e estilos musicais tais como: Jazz, Salsa, Raggae, Bossa Nova e Pop. Participou também da elaboração de jingles para a rede de TV alemã RTL. O artista gravou dois cds solo, ?Das Origens? e ?Só Alegria?, e foi músico da Marimbanda, grupo de destaque instrumental cearense, que recentemente fez uma apresentação no Festival de Jazz de Teresina.

Calendário

A EMAP estará oferecendo mais workshops gratuitamente dentro da programação do XIII Festival de Bandas de Teresina:
16/11: Clarinete ? Person Francioli (Orquestra Filarmônica de Teresina)
17/11: Trombone ? Vando Paz (Clube do Choro)
          Saxofone ? Ednaldo Júnior (professor da EMAP)
18/11: Regência Musical ? Beetholven Cunha
          Tuba ? Adriano Rodrigues