Dissertação em Química trata do biodiesel

26/10/2005 16:16

Dissertação em Química da Universidade Federal do Piauí tem o Biodiesel como tema e será defendida no dia 29 de outubro, às 9h30, na sala 215, do Centro de Ciências da Natureza-CCN, pelo mestrando José Renato de Oliveira Lima.

A Dissertação: "Síntese e Caracterização Físico-Química, Térmica e Espectroscópica de Biodiesel de Babaçu (Orbignya sp), Tucum (Astrocaryum  vulgare), Macaúba (Acrocomia aculeata) e Soja (Glicyne max) por Rota Alcalina Metílica e Etílica" foi orientada pela professora Drª Carla Verônica Rodarte de Moura. A banca examinadora será composta pelos professores Doutores Luiz Pereira Ramos (UFPR), José Machado Moita Neto (UFPI) e José Ribeiro dos Santos Júnior (UFPI).

A pesquisa mostra a viabilidade da produção de biodiesel através de outros óleos além da mamona. Uma tendência atual é a busca de alternativas para os combustíveis fósseis, sendo o biodiesel uma dessas fontes viabilizadas no Brasil. Daí a importância de estudos nessa área para o maior conhecimento e desenvolvimento desse tipo de combustível.

Segundo o professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, coordenador do Mestrado, o estudo do biodiesel é importante por causa das inúmeras vantagens do combustível. A contaminação por enxofre causada pelos combustíveis fosséis é inexistente no biodiesel, onde a combustão é mais limpa, completa, gerando menos sub-produtos. Há também o lado social que é a geração de empregos, além de o biodiesel ser um combustível nacional. A desvantagem do biosiesel é o seu custo, que ainda é maior que o dos outros combustíveis. "A UFPI está qualificando pessoas para trabalhar nessa área que possui grandes chances de desenvolvimento nesse Estado", afirma do professor Dr. Arimatéia Dantas.

Por Martha Carvalho