UFPI é premiada pelo IPHAN

21/10/2005 11:05

A UFPI recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2005, em nível regional, na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN, pelo projeto Salvaguarda e Conservação de Sítios de Arte Rupestre, desenvolvido pelo Núcleo de Antropologia Pré-Histórica - NAP da Universidade.

?Projetos como o que foi apresentado pela UFPI contribuem para a criação de uma consciência de preservação do nosso patrimônio histórico e artístico?, afirma a Coordenadora Geral de Promoção do Patrimônio Cultural, Grace Elizabeth.

A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio deste ano foi composta por representantes de várias instituições e órgãos, como os Ministérios das Relações Exteriores, da Educação, da Cultura e do Turismo, Fundação Nacional do Índio, Universidade de Brasília, Fundação Nacional de Arte, Ibama, Fundação Cultural Palmares e CNPq.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 pelo IPHAN com o objetivo de incentivar a participação social na proteção dos bens culturais do país e reconhecer ações de preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Vinculado ao Ministério da Cultura, o prêmio é oferecido anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo o país.

A professora Conceição Lage, Coordenadora do NAP, foi classificada em nível regional para o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, também na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico.

Projeto Salvaguarda

Por Cristal Sá