UFPI aprova Moção de Apoio ao Parque das Nascentes

21/10/2005 09:12

?Está na hora da união de forças para salvar o Parnaíba?. O apelo, feito pelo engenheiro Cid de Castro, em matéria publicada em jornal local no último dia 11 de outubro, foi atendido pela Universidade Federal do Piauí. Na última segunda-feira (17), a UFPI aprovou uma Moção de Apoio ao Parque das Nascentes do Rio Parnaíba.

Ao ler o texto de Cid de Castro, o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Junior, convocou uma reunião do Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação institucional, para discutir um posicionamento frente à anulação do Decreto de criação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Durante a reunião, o Conselho elaborou e aprovou a Moção de Apoio ao Parque das Nascentes do Rio Parnaíba, através da qual a Universidade Federal do Piauí reivindica do Poder Judiciário Federal o imediato restabelecimento do Decreto que havia criado o Parque, por considerar tal área de vital importância para a sobrevivência do Rio Paranaíba e dos seus mananciais.

?O Parque das Nascentes do Rio Parnaíba significa não só a preservação dos recursos naturais ali existentes, mas a salvaguarda de toda uma biodiversidade, mediante uma política ambiental responsável que reconheça as potencialidades naturais significativas para a população piauiense?, declara o reitor Luiz Júnior.

No intuito de sensibilizar políticos, governantes e toda a sociedade, a Moção foi encaminhada à Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa por ocasião de Audiência Pública realizada dia 18 de outubro de 2005, a fim de somar esforços na luta em defesa do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba.

A referida Audiência Pública foi motivada por requerimento do Deputado Themístocles Filho e presidida pelo Presidente da Comissão, Deputado João de Deus Sousa. Estiveram presentes várias autoridades do setor, ONG´s, IBAMA, Associações de Classe, Ministério Público Estadual, Faculdades, dentre outras.

Fonte: CORDCOM