Seminário elimina dúvidas dos alunos sobre o ENADE 2005

20/10/2005 17:57

Na manhã desta quinta-feira (27), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI realizou um encontro, para o qual foram convidados todos os alunos selecionados para fazer a prova do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes ? ENADE 2005.

Durante o Seminário, os estudantes receberam explicações sobre as mudanças decorrentes da substituição do extinto Provão pelo ENADE, bem como os procedimentos que envolvem o atual exame. Foram distribuídos folders informativos e material com os conteúdos programáticos previstos para a prova de cada curso.

Mais de 700 alunos da UFPI terão que fazer o ENADE 2005. Estão incluídos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ? INEP informará os locais de aplicação das provas através de comunicados que serão enviados às casas dos selecionados. Os alunos devem estar atentos ao fato de que, por ser uma avaliação nacional, a prova terá início às 13 horas do dia 6 de novembro, de acordo com o horário de Brasília.

Este ano, foram selecionados 344.501 estudantes, o que corresponde a cerca de 63% do total de ingressantes e concluintes matriculados em 1.072 Instituições de Ensino Superior que participarão do exame. A área de conhecimento com o maior número de selecionados, em nível nacional e estadual, foi Pedagogia. Ao todo, foram mais de 60 mil estudantes.

A seleção dos alunos é realizada de forma aleatória, com avaliação da mesma área de três em três anos. A participação no ENADE constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo Ministério da Educação.

Alunos selecionados*:

Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Ciências da Computação
Ciências Sociais
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Filosofia
Física
Geografia
Matemática
Pedagogia
Química

*Em breve estaremos disponibilizando a lista do curso de Letras.

Por Cristal Sá