Abertas inscrições para a XI Olimpíada Piauiense de Química

20/10/2005 10:18

Foram abertas, nesta quinta-feira (20), as inscrições para a XI Olimpíada Piauiense de Química, nas modalidades: Ensino Fundamental, Ensino Médio 1, Ensino Médio 2 e Ensino Médio 3, destinada a estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, que estejam cursando da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Cada escola pode inscrever até 20 alunos em cada modalidade. Para inscrevê-los, o diretor ou um professor da escola deve levar à sala do coordenador da Olimpíada, professor Francisco Carlos, cópias dos documentos de identificação estudantil dos estudantes que deverão participar da Olimpíada Piauiense.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro, nos horários de 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, na sala do coordenador, localizada no bloco SG ? 02 do Centro de Ciências da Natureza, no campus da Ininga da UFPI.

Os estudantes inscritos serão submetidos a uma prova, a ser aplicada na UFPI, a partir das 14 horas do dia 12 de novembro. Aqueles que obtiverem os melhores desempenhos participarão da Olimpíada Norte/Nordeste de Química prevista para o mês de maio de 2006, quando serão selecionados os participantes da Olimpíada Brasileira.

A Olimpíada Brasileira é dividida em três etapas. Nas duas primeiras, os concorrentes passam por uma prova escrita e uma prova de laboratório. Os selecionados para a 3ª etapa farão um Curso de Aprofundamento.

O curso é ministrado em uma Instituição Federal de Ensino Superior durante uma semana, após a qual é aplicada uma prova que selecionará os estudantes que participarão das  Olimpíadas Internacional e Ibero-americana de Química.

A UFPI tem participado ativamente da história das Olimpíadas de Química. Em 2002 e 2003, os professores do Departamento de Química da UFPI ministraram o Curso de Aprofundamento da Olimpíada Brasileira.

?As Olimpíadas de Química têm o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela química e descobrir novos talentos?, afirma o professor Arimatéia Dantas, Vice-coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e Coordenador da Equipe Pedagógica.

Informações: Prof. Francisco Carlos - 8807-7243

Por Cristal Sá