DPPA faz levantamento da 1ª Etapa do PRA

18/10/2005 18:18

O Professor Fábio Coelho Gomes Nóbrega, Chefe do Departamento de Políticas Públicas e Agrícola e Coordenador Técnico do Programa de Residência Agrária, reuniu nesta terça-feira (17) às 9h:30, no Centro de Ciências  Agrárias, algumas representações envolvidas no projeto, a fim de divulgar os resultados obtidos na 1ª Etapa do Programa Residência Agrária. Na reunião foram mostrados os pontos positivos do projeto, o qual tem como objetivo promover a formação técnica e humanística de estudantes e professores para atuarem na área.

O coordenador do projeto falou também da articulação com coordenação técnica com representantes parceiros, das várias reuniões que propiciaram o nivelamento geral sobre o que era o Programa, a quem se destinava, principalmente sobre a intencionalidade das ações que seriam  desenvolvidas no Projeto.

Nessa 1ª Etapa foram escolhidas as cidades: Batalha, Esperantina, Madeiro, Luzilândia,e Buriti dos Lopes, por serem áreas de melhores condições de desenvolvimento, como também por se encontrar a maior área de assentamento. Esse modelo está sendo usado por 15 universidades  em pouco tempo e de forma razoável. Foram capacitados nessa 1ª Etapa 12 alunos e seis técnicos.

Após o término do Estágio de Vivência que estão sendo realizadas em 16 escolas, será iniciada a segunda fase do Programa que é a Espcialização latu senso, em Agricultura Familiar Camponesa e Educação. Essa Etapa é de fato a ?Residência?, onde os estudantes recém formados, técnicos  e professores vão exercitar a teoria, a partir das diversidades que encontrem no campo, no diálogo com agricultores e agricultoras. Essa Etapa deve ser também um momento de organização da turma, os estudantes devem tomar conhecimento do Projeto.

Graça Rocha
Coordenadoria de Comunicação Social/UFPI