A PREG informa que o cronograma do ENADE será mantido

18/10/2005 11:44

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI informa que a data de aplicação da prova do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes ? ENADE não será alterada em decorrência da greve. Dessa forma, os alunos que foram selecionados para participar do Exame devem fazer a prova no dia 06 de novembro de 2005, como estava previsto.

Na próxima quinta (20), a Pró-Reitoria de Ensino fará uma reunião com todos os coordenadores dos cursos da UFPI que serão avaliados pelo ENADE 2005, sendo: Biologia, Química, Geografia, Física, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Filosofia, Matemática, Pedagogia, História, Letras e Ciências Sociais.

A reunião está marcada para começar às 9 horas, na sala de reunião da PREG, com o objetivo de discutir meios para motivar os estudantes a participar do Exame. Uma das estratégias propostas pela Pró-Reitoria é a realização de um seminário de sensibilização dos alunos, no dia 27 de outubro, a partir das 9 horas, no Auditório do Centro de Tecnologia.

Para o seminário, serão convidados todos os estudantes selecionados, tanto da categoria de ingressante quanto da categoria de concluinte. Durante o evento serão discutidos os conteúdos programáticos previstos para a prova de cada curso e distribuídos folders com informações sobre o ENADE.

A PREG está trabalhando junto com a Coordenação de Assessoramento e Apoio Pedagógico para a realização da reunião e do seminário. ?A nossa preocupação é que os cursos fiquem sem conceito. Por isso, é imprescindível que os estudantes selecionados façam a prova do ENADE?, afirma a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel.

O ENADE permite mensurar o nível de conhecimento de ingressantes e concluintes, assim como a contribuição da Universidade para o desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, o Exame servirá também para que as instituições possam avaliar suas diretrizes curriculares e pedagógicas.

O primeiro ENADE foi realizado em novembro de 2004 e contou com a participação de cerca de 700 alunos da UFPI, de nove cursos de graduação, sendo que sete desses cursos obtiveram nota 4, numa escala de 1 a 5.

A UFPI, assim como as demais Universidades Federais, foi bem sucedida no exame, apresentando a média geral de 36,5 nas nove áreas avaliadas, enquanto o desempenho médio dos alunos correspondeu a 45,9 pontos.

Por Cristal Sá