UFPI participará do XV CONIRD

14/10/2005 18:21

A Universidade Federal do Piauí participará do XV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem-CONIRD realizado pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem-ABID, no dia 20 de outubro, dando inicio às visitas técnicas do evento. Este ano o evento acontecerá no Piauí, e será de 16 de outubro às 19h com uma conferência inaugural, terminando em 21 de outubro em Parnaíba com o Dia de Campo.

Além de conferências o evento contará com mini-cursos que serão realizados pela manhã nos dias 17, 18 e 19 e versarão sobre Manejo e irrigação, Fertirrigação e Sistemas de produção sobre irrigação. Serão ainda ministrados seminários, todos versando sobre irrigação e drenagem.

Os congressistas farão uma visita técnica no dia 20 ao Setor de Caprinos do Centro de Ciências Agrárias-CCA da UFPI para conhecer o módulo de irrigação e pastagens. Nesta visita, sob a coordenação da professora Doutora Maria Elizabete de Oliveira do Departamento de Zootecnia do CCA, será mostrada uma área irrigada utilizada para a engorda de ovinos e conterá três estações: a 1ª estação sobre manejo dos animais nas pastagens; a 2ª estação sobre uso de irrigação e pastagem; a 3ª estação sobre o manejo dos solos em pastagens irrigadas.

O CONIRD procura propiciar o fortalecimento de discussões voltadas às novas tecnologias e sobre os avanços em favor do uso eficiente da água e demais recursos naturais, para resolver problemas de gestão compartilhadas dos recursos hídricos.

Informações do XV CONIRD

Por Jackelline Carvalho