Empossada assessora para assuntos internacionais

23/09/2005 16:38

Foi empossada ontem (22) no cargo de Assessora Especial para Assuntos Internacionais da UFPI, a professora Mestre do Departamento de Letras Samantha de Moura Maranhão. No momento da posse, a nova assessora assumiu o compromisso de exercer com competência e profissionalismo, as atribuições conferidas pela Resolução nº 020/93 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Católica de Salvador no ano de 1989, onde também foi graduada em Letras Vernáculas com Francês no ano de 1993, e graduada em Bacharelado em Língua Italiana pela Universidade Federal da Bahia-UFBA em 1997, Samantha de Moura Maranhão atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFBA. Em 1994, a professora mestre foi aprovada em 1º lugar no concurso público para Professor Assistente de Filosofia Latina e Portuguesa passando a lecionar as disciplinas de Latim e Lingüística na UFPI. Agora, com muita responsabilidade e presteza, Samantha Maranhão assume a direção da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da UFPI.

?Tenho a honra de assumir essa competência que está me sendo outorgada, mas espero contar com a participação de todos que fazem parte desta instituição?, discursou Samantha Maranhão. No momento, informou que os trabalhos já estão sendo colocados em pauta para realização. ?Na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, temos um encontro com universidades francesas que desejam entrar em parceria com a UFPI?, declara.

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais é um órgão subordinado à Reitoria, com a finalidade de promover o intercâmbio da UFPI com outras instituições e agências de cooperação financeira, técnica e cientifica do exterior e possui, dentre outras, a competência para manter permanente contato com órgãos e entidades internacionais para capitação de informações sobre as possibilidades de cooperação.

Ao empossar a nova assessora no cargo o Reitor da UFPI, Professor Luiz Santos Júnior, discursou aos presentes sobre a preocupação em se trabalhar junto à comunidade através da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais. ?Nós sentimos a necessidade de trabalhar constantemente junto à comunidade. E como formadores de opiniões e educadores, queremos informar à comunidade sobre o que acontece no mundo?, argumenta. O Reitor ainda interpela para que todos assumam o compromisso de ajudar nos trabalhos. ?Precisamos nos juntar. A professora Samantha coordenará os trabalhos, mas somos todos responsáveis pela efetividade deles?, diz.

Jackelline Carvalho