CNPq aprova quatro projetos de extensão da UFPI

22/09/2005 12:27

Foi divulgada nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, o resultado dos editais nºs 18, 19 e 20/ 2005 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq. Os editais prevêem apoio financeiro a projetos de tecnologia voltados para a inclusão social, relativos às áreas temáticas de água, agricultura familiar, alimentação humana e animal, tecnologias sociais para geração de renda. Dos seis projetos apresentados, a UFPI recebeu aprovação em quatro.

Os projetos aprovados foram: ?Aproveitamento Racional de Babaçu em Miguel Alves ? PI? do professor Marcos David Figueiredo de Carvalho; ?Modernização do processo gestor da horta comunitária do Parque Ininga? de Cristóvam Colombo Belfort; ?Desenvolvimento sustentável da comunidade rural São Raimundo e adjacências? do professor José Walmar Setúbal; e ?Pesquisa de fungos micotoxigenicos em rações e micotoxinas em camarões de fazendas do litoral do Piauí? de Maria Christina Sanches Muratori.

O pró-reitor de Extensão, Antônio Aderson, afirma que essa é a primeira vez que o governo disponibiliza recursos para projetos como esses e a universidade precisa usufruir deles. A UFPI estará recebendo um total de 700 mil reais para a execução dos quatro projetos. ?É a universidade entrando no circuito de participação e concorrência aos editais, utilizando satisfatoriamente seu recurso humano?, afirma o pró-reitor.

Por Mariana Gonçalves