Uso de software livre será incentivado na UFPI

22/09/2005 11:49

O Reitor da UFPI, professor Luiz Júnior, chegou ontem (21) de Brasília, onde esteve reunido com várias autoridades do MEC.  Em reunião com o Secretário da Educação Superior, Nelson Maculan, o reitor conseguiu recurso financeiro, no valor de 518.800 reais, para a implantação do projeto ?Infra-estrutura computacional para apoio à pesquisa: usando software livre para produzir conhecimento?, que será financiado pelo Programa Complementação para o Funcionamento das Entidades de Ensino Superior Federais.

O projeto tem por objetivo o incentivo da cultura do software livre no Piauí e a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos através da publicação da produção científica da UFPI em nível de graduação e pós-graduação. É um projeto que contribuirá de forma significativa com a inclusão digital no Estado.

O documento foi elaborado, a partir de uma solicitação do reitor, por uma equipe formada pelos professores Gildásio Guedes Fernandes, Newton Freitas, Raimundo Santos Moura, Francisco Vieira de Sousa, Vinícius Ponte Machado e pelo técnico Antônio Péricles Bonfim.

O projeto prevê inicialmente a aquisição de 300 microcomputadores, 300 estabilizadores, 16 switch fast-ethernet, 8 patch panel e 8 racks de 19?. Nas máquinas adquiridas será utilizado o sistema ?KUIA LINUX?, desenvolvido por um grupo de alunos do curso de Ciências da Computação da UFPI a partir do software livre Linux.

Para tanto, será oferecido amplo programa de treinamento para a utilização do Kuia Linux, que difere do popular e pago Windows Xp. Um fator interessante está na denominação Kuia Linux, que faz referência ao sistema originário e também à lenda do Cabeça de Cuia.

O professor Gildásio Guedes Fernandes, Coordenador do projeto, lembra que a partir da implantação do Kuia Linux, os equipamentos computacionais ficarão bem mais baratos, já que não haverá necessidade de compra da licença de uso de softwares proprietários, que aumenta em até 30% o valor final dos aparelhos.

Cristal Sá