Reitor agiliza, em Brasília, implantação de novos campi

20/09/2005 10:25

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, retornou de Brasília, onde foi tratar dos procedimentos da implantação de novos campi avançados da UFPI no interior do Estado. Ele esteve reunido com o secretário de Ensino Superior do MEC, Nelson Maculan.

Na reunião foram esclarecidos os principais problemas e dificuldades a serem observados no processo de implantação de campi avançados, tais como: elaboração do Projeto Acadêmico e Plano de Trabalho, que são etapas essenciais para a assinatura do convênio que garante o repasse dos recursos necessários à sua implantação efetiva.

O projeto de expansão da UFPI prevê a criação de cursos de Graduação em áreas de grande demanda em Parnaíba, Picos e Bom Jesus. A definição dos cursos a serem implantados foi feita por uma Comissão, presidida pelo reitor, que realizou uma consulta à demanda nesses municípios em conversa com a comunidade dos mesmos.

Em Bom Jesus, onde a Universidade pretende se inserir fortemente, a intenção é criar um centro de excelência em ciências agrárias e da terra; em Parnaíba, atendendo a uma vocação local, o reitor pretende criar cursos nas áreas de turismo, hotelaria e pesca; e em Picos, onde ainda é incipiente a presença da UFPI, a intenção é aproveitar o potencial econômico da região, com cursos em áreas administrativas e de recursos humanos.

O reitor Luiz Júnior passou o último final de semana em Bom Jesus, que ele considera uma região necessitada de ações da UFPI. ?É inconcebível que uma região como Bom Jesus, de um povo trabalhador e carente de conhecimentos, não exista uma ação de Ensino Superior Federal?, declara, acrescentando que não vai medir esforços para implantar um Núcleo Agrário naquela região.

Cursos a serem criados e implantados até 2008

Bom Jesus:

Engenharia Agronômica
Medicina Veterinária
Zootecnia
Engenharia Florestal

Floriano:

Bacharelado em Enfermagem

Picos:

Licenciatura em Matemática (diurno e noturno)
Licenciatura Plena em História (diurno e noturno)
Sistema de Informação