Enfermagem da UFPI conta com mais duas doutoras

16/09/2005 12:16

As professoras Livramento Figueiredo e Claudete Monteiro são as mais novas doutoras do Departamento de Enfermagem da UFPI. Elas obtiveram o título após defesa de suas teses, com mérito, na Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no início deste mês.

A professora Livramento Figueiredo destacou o crescimento da população de idosos no Brasil e a maior longevidade das mulheres como os dois principais motivos da escolha do tema ?A mulher idosa e a educação em saúde: saberes e práticas para a promoção do envelhecimento saudável? para a sua tese.

Orientada pela Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell da EEAN, a professora Livramento utilizou o método da pesquisa-ação, através da qual realizou seminários com um grupo de idosas atendidas pelo Programa Terceira Idade em Ação da UFPI. Após colher depoimentos das participantes ministrou palestras sobre temas referentes às principais doenças relacionadas a essa fase da vida.

Foram realizados cinco seminários, durante os quais a professora Livramento promoveu dinâmicas a fim de poder observar e avaliar os conhecimentos das idosas relativos às práticas de saúde. Para melhor desenvolver sua tese, a professora preferiu delimitar seu estudo a duas doenças bem recorrentes aos idosos, a depressão e a osteoporose.

Já a professora Claudete Monteiro, orientada pela Profª Drª Ivis de Oliveira, abordou a violência conjugal sob a perspectiva do filósofo Martin Hiedegger em sua tese. Durante o estudo, foram ouvidas mulheres na delegacia de mulheres da zona norte de Teresina, o que permitiu à professora concluir que as mulheres sujeitas à violência doméstica dificilmente denunciam as agressões dos companheiros e que nesse sentido a atuação do Programa Saúde da Família (PSF) pode ser muito importante.

?Acredito na importância do meu estudo principalmente no ensino e no atendimento de mulheres na rede básica, através do PSF onde são visitadas as famílias e existe a oportunidade de conversar com as mulheres e ajudá-las a tomar esta decisão de denúncia e de acompanhá-las mais de perto?, declara.

Por Cristal Sá