Zootecnia desenvolve pesquisa sobre suínos

12/09/2005 13:50

O Departamento de Zootecnia  do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí está desenvolvendo projeto  de pesquisa sobre Avaliação da Polpa de Caju Desidratada e da Parte Aérea da Mandioca, para Suínos em Crescimento e Terminação,  no Galpão de Estudos e Metabolismo de Nutrientes, do Departameno de Zootecnia.

A pesquisa  tem por objetivo avaliar  a digestibilidade e a metabolizabilidade da matéria seca, da proteína bruta, da energia bruta, e o balanço de nitrogênio do farelo da polpa de caju e da parte aérea da mandioca, em suínos  nas fases de crescimento e terminação.

O projeto se justificativa pela escassez de informações a respeito da adição do farelo da polpa de caju desidratada e da parte aérea da mandioca em rações de suínos em crescimento e terminação.

O estudo desses alimentos alternativos assume papel importante na nutrição animal, por se tratar de dois alimentos bem representativos da região Nordeste do Brasil, e em particular do Estado do Piauí, havendo necessidade de conhecimento técnico sobre o aproveitamento dos nutrientes existentes nesses produtos, para que se possa definir o nível de utilização no processo de formulação de ração para suínos.

Merece destaque que grande parte desse material é desperdiçada, bem como produzida em períodos críticos da produção de grão, o que pode ter reflexo na redução dos custos de produção.

Esse processo torna-se mais significativo para o pequeno e o médio produtor rural, dado às limitadas condições de influenciar no mercado de insumos, principalmente, o de alimentos, visto que o maior contingente do rebanho suinícola nacional encontra-se sob  exportações dos pequenos e médios produtores.

Assim, a pesquisa destaca o uso de subproduto da indústria ou de cultivos, que  normalmente não são bem aproveitados, além de trazer problema para o meio ambiente, por outro lado, pode liberar  quantidade significativa de milho para utilização na alimentação humana, diminuindo a competição por alimentos entre o homem e os animais.

O projeto é financiado pelo CNPq, e coordenado pelo professor João Batista Lopes e Agustinho Valente de Figueiredo, envolvendo alunos de pós-graduação em Ciência Animal: Leonardo Atta Farias e Carolina Moura Marques, além dos estudantes de iniciação científica: Daniel de Medeiros Noronha Albuquerque e Antônio de Almeida Araújo Neto.

Por Graça Rocha