UFPI faz convênio com a Agência Nacional de Petróleo

05/09/2005 10:38

O Reitor da Universidade Federal do Piauí firmou nesta quarta (31) um convênio com a Agência Nacional de Petróleo - ANP, no salão nobre da reitoria, às 16 horas, com a presença do presidente da ANP, Haroldo Lima, técnicos da ANP, o vice-governador, Osmar Júnior, e pessoas do quadro da administração superior.

O presidente da ANP falou dos problemas que norteiam a produção e venda de combustível, em especial a adulteração do produto. Haroldo Lima afirmou que a comercialização de combustíveis movimenta cinco bilhões de reais por ano e que, deste dinheiro, uma parcela significativa é desviada através da adulteração.

No ano de 2004, 20% da gasolina produzida no Brasil era adulterada. Este ano, conseguiu-se reduzir este percentual a quase zero através de parcerias com universidades, como a UFPI, que promovem o controle de qualidade dos combustíveis em análises mensais.

O convênio firmado entre a UFPI e a ANP tem validade de um ano e pode ser renovado por mais um ano, com a possibilidade de reajuste de valores. O acordo garantirá à UFPI 50 mil reais por mês para dar continuidade aos testes de qualidade no Piauí. Mensalmente a UFPI já sorteava 20 postos para que o álcool e a gasolina comercializada nestes locais de venda fossem submetidos à análise, promovendo o controle de qualidade. Agora, ao invés de 20, o Laboratório de Análise de Combustíveis da UFPI - Lapetro terá recursos suficientes para analisar 50 postos de combustíveis ao mês. Com este financiamento, o Lapetro poderá ainda investir em pesquisa e produção de biodiesel: combustível com taxa de poluição mínima que é fabricado com matérias primas renováveis como a soja e a mamona.

O vice-governador Osmar Júnior disse estar muito satisfeito com a Universidade Federal do Piauí. Ele fala que a UFPI, através deste convênio, estará oferecendo à população qualidade direta para os veículos particulares e coletivos, garantindo a autenticidade dos combustíveis e ajudando a fiscalização dos desvios de impostos. ?Perde-se milhões de reais com adulteração dos combustíveis, dinheiro que deveria ser revestido em causas sociais. Quando vejo a UFPI expandindo desta maneira, com pesquisa, produção e compromisso com a população, fico mais confiante na formação da sociedade piauiense?, enfatiza Osmar Júnior.

O Reitor Luiz Júnior garante que a administração superior está apoiando e incentivando cada vez mais os professores e pesquisadores na produção do conhecimento que a universidade pode e deve produzir. ?Temos ótimos professores, estamos prontos para competir com outras universidades em pesquisa e produção. Iremos concluir as análises que faltam para que os nossos projetos e o nosso biodiesel sejam capazes de competir com os melhores laboratórios do país. Trabalharemos incansavelmente para isso?, ressalta.

Por Iane Carolina