Capes abre inscrições para bolsas de doutorado no exterior

01/09/2005 19:54

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 14 de outubro, para bolsas de doutorado pleno no exterior para 2006. A estimativa é de que sejam oferecidas cerca
de 130 bolsas em mais de 30 países. No ano passado, 642 pessoas se inscreveram no programa e 109 foram selecionadas. Os países mais procurados são França, Grã-Bretanha e Espanha.

O diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, destaca a importância do envio de brasileiros para desenvolver estudos no exterior."Em outro país, o estudante tem a oportunidade de viver experiências de aprendizagem, ensino e
pesquisa diferentes. E, principalmente, obtém conhecimento novo e específico em uma área que o Brasil ainda precisa evoluir", afirma.

Na análise dos projetos, uma das questões avaliadas é a existência no Brasil de programas de pós-graduação sobre o tema desejado pelo candidato. Neste caso, a prioridade é dada para áreas em que a pesquisa no exterior seja imprescindível para a realização do projeto. De acordo com Lima, áreas como ciências da computação e artes acabam tendo muitos bolsistas. "São áreas que ainda não possuem cursos suficientes ou com nível adequado para certos projetos de pesquisa", diz.

Além disso, os consultores da Capes avaliam a qualificação, o desempenho acadêmico e a experiência profissional do candidato. E, ainda, as futuras contribuições científicas que ele poderá oferecer ao ensino superior e à pesquisa brasileira.

Para se candidatar é preciso ser brasileiro e ter diploma de nível superior. A Capes oferece bolsa no valor médio de R$ 2.600,00, auxílio-instalação, passagem aérea, seguro saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas.

As inscrições são recebidas exclusivamente no endereço: http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Doutorado.htm sítio da Capes, onde também podem ser obtidas mais informações.

Alemanha e Estados Unidos - A Capes mantém outros dois programas específicos para o atendimento de candidatos que queiram fazer doutorado na Alemanha e nos Estados Unidos. Os dois estão com inscrições encerradas.

Assessoria de Imprensa da Capes