Aprovada a Universidade do Delta

29/08/2005 18:55

A Comissão da Constituição da Justiça e da Cidadania do Senado aprovou ontem o projeto de autoria do Senador Alberto Silva (PMDB) que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFPAR), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto segue agora para a comissão de Infra-Estrutura.

Com a mudança, o campus da UFPI em Parnaíba, passa a ser da nova Universidade com reitor próprio e demais instituições da administração do ensino superior, como as pró-reitorias. Porém, ontem mesmo, um grupo de reitores reclamava ao Ministério da Educação que o orçamento para as instituições federais de ensino superior não cumprirá o custeio destas instituições. Pelos cálculos dos reitores, contas básicas como água e luz terão dificuldades para serem honradas.

Mesmo assim o senador piauiense defende a criação da UFPAR como uma saída para o desenvolvimento técnico daquela região e atração de investimentos. Segundo ele, existem hoje mais de 6.098 empresas em funcionamento na região que necessitam cada vez mais se mão-de-obra especializada.

Matéria Transcrita do Jornal Meio Norte do dia 25.