Reitor da UFPI anuncia campus avançado em Guaribas

17/08/2005 13:48

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor pesquisador Luiz Santos Júnior, reafirmou nesta quinta-feira (18) a instalação de um Campus Avançado da UFPI em Guaribas, cidade piloto do Programa Fome Zero. A garantia foi feita ao presidente da Associação Nacional de Rondonistas, Sérgio Mário Pasquali, durante reunião no Salão Nobre da Universidade.

O Projeto Rondon, que tem como lema ?Integrar para não entregar?, foi criado para atuação da juventude universitária em benefício do desenvolvimento e da integração nacional, através da participação dos estudantes no desenvolvimento de políticas públicas. Como atividade do projeto os alunos de diversos cursos são levados a regiões carentes para desenvolver atividades práticas na sua área, visando à inserção social da comunidade atendida pelo programa.

Para viabilizar as ações no Estado foi criada a Associação de Regional dos Rondonistas no Piauí, que ficará responsável pelo planejamento e seleção de áreas prioritárias para a implantação das ações do programa, sob a coordenação de Edílson Albuquerque, que pretende criar um centro de ação permanente do Projeto Rondon em Guaribas, cidade piloto do Programa Fome Zero.

A parceria com a UFPI possibilitará a criação de um campus avançado para a inserção de voluntários no programa, a fim de desenvolver ações conjuntas que atendam às necessidades em áreas de interesse do Estado. O Projeto Rondon é uma iniciativa que trará não só o aprendizado no dia-a-dia para estudantes, mas também o desenvolvimento do país e da cidadania através do contato direto com populações carentes de diversas cidades.

O Projeto Rondon já tem o apoio da UFPI, conforme anunciou o reitor, professor Luiz Santos Júnior, do Governo do Estado, de prefeituras do interior e de outras instituições como é o caso da Federação do Comércio do Piauí.

Por Ionio Silva