CAPES lançará edital do PROCAD

17/08/2005 11:13

A Coordenadora Geral de Pesquisa da UFPI pede o envolvimento da comunidade científica no sentido de aprovar o maior número possível de projetos no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica ? PROCAD, que terá edital lançado nos próximos dias, conforme informações do diretor de Programas da CAPES, professor José Fernandes Lima.

O PROCAD visa à formação de recursos humanos de alto nível, vinculada a projetos conjuntos de pesquisa de média duração, nas diversas áreas do conhecimento. E busca intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de Ensino Superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do Ensino e da Pós-Graduação.

A UFPI tem apenas dois projetos PROCAD já em fase final: um da Física/UFPI com a Física/USP-São Carlos e um da Química/Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais/UFPI com o Departamento de Farmacologia da UFC. O envolvimento, portanto, dos pesquisadores será decisivo para a aprovação de mais projetos.