UFPI investe em ensino à distancia

17/08/2005 11:11

A UFPI realizou, no Laboratório de Ensino à Distancia, no Centro de Ciências humanas e Letras, uma aula do curso ?O estudo dos gêneros textuais? oferecida à comunidade do município de Altos. A aula no LED teve a finalidade de unir teoria e prática no ensino do gênero e-mail e noções de comunicação pela Internet.

?O curso pretende desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua nas diversas situações de comunicação, sendo ele leitor, escritor ou ouvinte?, diz a professora Paula Carvalho que está ministrando o curso. A professora ainda salienta que iniciativas como essa são de grande importância para preparar os alunos para a comunicação nas diversas instancias sociais.

Segundo a professora o curso também pretende dar um embasamento teórico e prático para alunos que vão ingressar na universidade. ?Minha missão aqui é dar o tapa inicial para que o aluno não chegue num curso superior sem saber preparar alguns tipos de textos, como resenhas?, diz Paula Carvalho.

Para os alunos a iniciativa é de fundamental importância, porque é a universidade chegando no interior do estado. A estudante Sandra Ferreira se mostra muito empolgada com o curso. ?Aqui podemos aprender os gêneros que não são explorados no colégio?, diz a estudante. Para o estudante Gilberto Medeiros, o curso é muito importante para esclarecer sobre as regras da escrita de diversos documentos, como memorandos e ofícios.

Iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário o curso conta com a participação de 11 alunos do ensino fundamental e médio e estão sendo explorados os gêneros textuais como crônica, conto, carta, memorando, ofício, resumo, resenha, e-mail, entre outros.

Por Mariana Gonçalves