Diretor da CAPES é otimista com a Pós-Graduação

12/08/2005 11:53

José Fernandes, diretor da CAPES, durante palestra no Salão NobreA Pós-Graduação é um sistema que vem crescimento muito rapidamente no Brasil, na opinião do diretor de Programa da CAPES ? Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior, José Fernandes de Lima, manifestada durante palestra sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação, ministrada nesta sexta-feira (12), no Salão Nobre da UFPI.

Segundo o diretor, 470 novos cursos de Pós-Graduação foram apresentados a CAPES, 200 dos quais deverão ser aprovados, o que representa um crescimento de 10% no total de cursos existentes no país. Lima afirmou que o crescimento é importante, por conta das carências, mas alerta que é preocupante do ponto de vista orçamentário, já que os recursos da CAPES não vão aumentar na mesma proporção.

O Plano apresentado por Lima faz um levantamento dos planos anteriores e das bases legais que regem, seguido de um diagnóstico da situação atual da Pós-Graduação no Brasil e apresenta algumas diretrizes para a Pós, com cenários de crescimento e apresentação de metas e orçamentos. Ele relatou alguns pontos que considera relevantes sobre o diagnóstico: as assimetrias regionais, intra-regionais e de áreas do conhecimento.

O diretor da CAPES mostrou-se otimista com os rumos da Pós-Graduação e explicou que não é um processo simples o incremento de bolsas para os mais de dois mil programas existentes no país. Ex-reitor por dois mandatos, Lima aconselhou o reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior a buscar soluções em Brasília, pois dessa forma os gestores podem conseguir mais recursos para suas universidades.