UFPI envia cadastros de alunos para o INEP

05/08/2005 15:20

A Universidade Federal do Piauí deve enviar o cadastro de cada um dos estudantes que estiverem no final do primeiro e do último ano dos cursos de graduação a serem avaliados pelo Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes ? ENADE 2005, até o dia 29 de setembro, para o INEP.

O INEP ? Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, será o responsável pela definição e convocação dos alunos que deverão fazer a prova, a ser aplicada no dia 6 de novembro.

Este ano, participarão do exame estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Para tanto, todas as Instituições de Ensino Superior do país, através das Coordenações desses treze cursos, devem cadastrar os alunos que estiverem cursando até 22% da matriz curricular dos seus respectivos cursos na categoria de alunos ingressantes e aqueles que tiverem cumprido no mínimo 80% da grade curricular na categoria de alunos concluintes.

?A maioria das Coordenações dos cursos de graduação da UFPI já enviaram os cadastros. No próximo período estaremos conversando com essas Coordenações a fim de que juntos possamos sensibilizar os alunos para que participem do ENADE. Caso contrário, os cursos poderão ficar sem conceito?, afirma a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel.

O ENADE faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? SINAES e consiste na aplicação de uma prova, abrangendo questões específicas de cada área e de formação geral.

Através do exame, o governo pretende aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de seus cursos, bem como a capacidade de compreensão e posicionamento frente a discussões atuais fora do âmbito específico de suas áreas.

O ENADE permite mensurar o nível de conhecimento de ingressantes e concluintes, assim como a contribuição da Universidade para o desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, o exame servirá também para que as instituições possam avaliar suas diretrizes curriculares e pedagógicas.

O primeiro ENADE foi realizado em novembro de 2004. No ano passado, foram avaliados alunos de treze cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior de todo o país. Desses treze cursos, nove são desenvolvidos pela UFPI, sendo que sete deles obtiveram a nota 4.

Assim, os quase 700 alunos da Universidade que participaram da avaliação demonstraram um bom desempenho, já que o resultado é baseado em uma escala de um a cinco.

A UFPI, assim como as demais Universidades Federais, foi bem sucedida no exame, apresentando a média geral 36,5 nas nove áreas avaliadas, enquanto o desempenho médio dos alunos correspondeu a 45,9 pontos.

Por Cristal Sá