Avaliação Institucional exige a participação de todos

05/07/2005 15:56

A UFPI realiza, nesta quarta-feira (13), com a presença do presidente da Comissão Nacional da Avaliação Superior ? CONAES, professor Hélgio Trindade e do diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior, professor Dilvo Ristoff, o I Encontro das Comissões Próprias de Avaliação da Região Nordeste, a partir das 8h, no Auditório do CT.

A UFPI é a única Instituição Federal de Ensino Superior do Nordeste que aceitou o desafio do Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior ? CONAES, de concluir a Avaliação até final do mês de agosto. O desafio foi lançado para que, nos mês de setembro, a Universidade possa passar pelo crivo do Governo Federal. Essa radiografia servirá, principalmente, como instrumento de aferição de eventuais entraves da UFPI e de reafirmação da vontade da Administração Superior de consolidar suas virtudes.

O processo tem recebido a colaboração de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFPI, o que é essencial para sua transparência e, assim, manter a credibilidade da avaliação. Ela está sendo realizada em três etapas: avaliação da gestão, avaliação dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino médio e avaliação de desempenho.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel, é importante que os três segmentos da UFPI: professores, servidores técnico-administrativos e alunos participem do processo de avaliação, respondendo ao questionário disponibilizado na página da UFPI, pelo período mínimo de 15 dias. Segundo ela, a avaliação institucional constitui-se em condição básica para o aprimoramento da gestão universitária, cuja finalidade é contribuir para fortalecer e redimensionar as atividades desenvolvidas pela instituição.

Também no dia 13 deste mês será realizado o I Encontro de Coordenadores das comissões Próprias de Avaliação da Região Nordeste, com o Promover o intercâmbio de experiências entre Comissões Próprias de Avaliações do Nordeste, destinado a instituições de Educação Superior, públicas e privadas do nordeste, no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI.

PROGRAMAÇÃO:

13.07.05 - 8h
Solenidade de Abertura

8h30 ? Painel I
Concepções estruturantes e metodológicas das CPAs da Região Nordeste

9h45 ? Intervalo

10h ? Pailnel II
O painel da CONAES e do INEP no processo de auto-avaliação junto as CPAs.

Painelistas:
Prof. Dr. Hélgio Trindade
Presidente da Comissão Nacional da Avaliação Superior ? (CONAES/MEC/INEP)

Prof. Dr. Dilvo Ristoff
Diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior (INEP/MEC)

11h ? Debate
12h30 ? Almoço
15h
Apresentação e discussão da Proposta de Regimento de Criação da Rede de Valorização das CPAs da Região Nordeste.

18h00 ? Encerramento