Avaliação Institucional exige a participação de todos

28/06/2005 18:09

?Avaliação Institucional: Quem Somos e Quem Queremos Ser?. Com este ?slogan? a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPI lançou o programa de avaliação interna da instituição, no sentido de revelar seu perfil, solucionar problemas do presente e apontar caminhos para o futuro.

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel, é importante que os três segmentos da UFPI: professores, servidores técnico-administrativos e alunos participem do processo de avaliação, respondendo ao questionário disponibilizado na página da UFPI, pelo período mínimo de 15 dias.

A UFPI é a única Instituição Federal de Ensino Superior do Nordeste que aceitou o desafio do Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior ? CONAES, de concluir a Avaliação até final do mês de agosto. O desafio foi lançado para que, nos mês de setembro, a Universidade possa passar pelo crivo do Governo Federal. Essa radiografia servirá, principalmente, como instrumento de aferição de eventuais entraves da UFPI e de reafirmação da vontade da Administração Superior de consolidar suas virtudes.

O processo tem recebido a colaboração de professores, servidores técnico-administrativos e alunos da UFPI, o que é essencial para sua transparência e, assim, manter a credibilidade da avaliação. Ela está sendo realizada em três etapas: avaliação da gestão, avaliação dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino médio e avaliação de desempenho.

Por Ionio Silva