Diretor da CAPES participará do Foprop-NE

29/06/2005 10:52

A Universidade Federal do Piauí ? UFPI realizará, a partir de amanhã (30), no Rio Poty Hotel, a segunda reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Nordeste ? FOPROP-NE, versão 2005.

O encontro reunirá cerca de 40 pró-reitores e/ou coordenadores, representantes de universidades do Nordeste, para discussão de temas relevantes no campo da Pesquisa e da Pós-Graduação na região. Serão realizadas palestras sobre as modalidades de programas interinstitucionais de pós-graduação, perspectivas para a Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e o apoio do BNB à Pesquisa e a Difusão Tecnológica no Nordeste.

A novidade do Fórum será a presença do professor José Fernandes de Lima, diretor de programas da CAPES, atendendo a uma solicitação do reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior. A participação do diretor será na manhã de amanhã, quando deverão ser discutidas as novas modalidades de programas DINTER e MINTER, devido a grande necessidade de formar recursos humanos em turmas fora de sede, das universidades menos desenvolvidas do Nordeste.

Também será debatida a ?Ação do FUNDECI/ETENE?, uma vez que já estava definida uma palestra do professor José Maria Marques de Carvalho, coordenador do FUNDECI/ETENE. Em Teresina, o evento tem a coordenação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI, professora Maria Acelina Carvalho, e das coordenadorias que compõe a Pró-Reitoria.

Por Ionio Silva