UFPI terá canais de Rádio e TV Universitária

23/06/2005 16:06

Reitor e Ministro das Comunicações

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz Santos Júnior, recebeu a garantia da concessão de um canal de Televisão Educativa para a UFPI, durante reunião com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, em Brasília, dia 22 deste mês. O pedido foi feito pela Radiobrás - Empresa Brasileira de Comunicação S/A, ao Ministério das Comunicações, assinado pelo ministro, na presença do reitor e do senador Alberto Silva.

No documento, a Radiobrás solicita a ?permissão para executar o Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, utilizando o Canal 16 E, na cidade de Teresina?. O canal será destinado a atividades práticas dos estudantes do curso de Comunicação Social da UFPI e será um importante suporte aos programas de ensino à distância a serem implementados pela Universidade.

O senador Alberto Silva é o responsável pela articulação com o Ministério das Comunicações e um dos maiores entusiastas aquisição de um canal de televisão pela UFPI. ?A atuação do senador tem sido de fundamental importância para a realização de um sonho: dotarmos a nossa Universidade de uma TV Universitária, a exemplo do que já acontece com outras universidades brasileiras?, afirma o reitor.

As investidas da UFPI no sentido de conseguir canais de rádio e TV já mereceram espaço nos veículos de comunicação de circulação nacional. O jornal Correio Braziliense editou uma reportagem de página inteira sobre acordos da Radiobrás com universidade federais para viabilizar emissoras de radiodifusão para as instituições de Ensino Superior do país, no sentido de favorecer programas de aprendizado dos alunos.

Na reportagem, o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, explica que a Empresa oferecerá a solicitação da freqüência, o conteúdo que as universidades desejarem e, dependendo do caso, formas de capacitação de pessoal e desenvolvimento das emissoras de rádio. Os equipamentos e manutenção técnica deverão ficar a cargo das universidades.

O reitor Luiz Santos Júnior, foi entrevistado pela repórter Daniela Paiva, do Correio Braziliense, oportunidade em que revelou a importância do caráter de aprendizagem que a rádio universitária oferece para os estudantes. ?É um anseio grande aqui. O curso de comunicação é um dos mais disputados. Dessa forma, o estudante vai sair para o mercado de trabalho com uma experiência. Eles têm os melhores equipamentos, laboratórios com acústica perfeita, mas o material que produzem fica perdido?, disse o reitor ao Correio.

Por Ionio Silva