CCHL discutirá História e Ficção em Colóquio

22/06/2005 15:59

O Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI estará realizando o Colóquio ?História e Ficção: Diálogos com Luciano de Samósata?, nos dias 29 e 30 de junho no Auditório Noé Mendes - CCHL, das 18h30 às 20h. O evento tem caráter interdisciplinar e envolverá as áreas de História, Filosofia, Letras e Sociologia.

O Colóquio propõe a discussão sobre a aproximação dos campos da história e da ficção, do Renascimento à Contemporaneidade, centrada na obra de Luciano de Samósata e congrega pesquisadores de várias áreas. O Prof. João Kennedy lembra que Luciano de Samósata foi um autor sírio de cultura helenística muito importante, embora pouco conhecido, que influenciou obras como ?Micrômegas?, de Voltaire e ?Elogio da Loucura?, de Erasmo Rotterdam. Samósata também influenciou escritores como Thomas Morus, Rabelais, Machado de Assis e o historiador alemão Ranke, tratando-se portanto de um autor de profunda influência na cultura ocidental.

O Colóquio contará com os seguintes expositores: Prof. André Leme Lopes (UEG), Prof. João Kennedy Eugênio (Departamento de História ? UFPI), Profª Maria do Socorro Fernandes de Carvalho (Departamento de Letras - UFPI), Prof. Cléber Ranieri Ribas (Departamento de Sociologia ? UFPI), Prof. José Renato de Araújo Sousa (Departamento de Filosofia ? UFPI) e Wanderson Torres (Mestrando em Letras).

O evento promoverá um mini-curso sobre a História e a Ficção - da Antiguidade ao Iluminismo, nos dias 29 e 30 de junho, das 8 às 12 horas no CCHL. O Colóquio é dirigido a professores, estudantes e a qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. As inscrições podem ser feitas no Centro Acadêmico de História da UFPI a partir de hoje (22).

Por Cristal Sá