Atletas da UFPI participarão da I Olimpíada Universitária

16/06/2005 14:23

A delegação formada por estudantes da UFPI que irão participar da I Olimpíada Universitária viajou ontem para Recife, onde serão realizados os jogos no período de 16 a 26 de junho. Com cerca de 30 atletas, é a maior delegação do estado do Piauí.

A UFPI representará o estado nas provas de arremesso de disco, 1500 e 200 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso no atletismo. Além de disputar nas modalidades de basquete masculino, xadrez, judô, futsal feminino e natação, nas quais foi vencedora nos Jogos Universitários Piauienses. Este ano o Curso de Educação Física da UFPI completa 30 anos e pretende consagrar o aniversário com as medalhas que deverão chegar a Teresina no dia 27 de junho, junto com os ?atletas de ouro? da Universidade.

Em Recife, estão sendo esperados cerca de 2.800 atletas de aproximadamente 250 entidades de Ensino Superior, públicas e privadas. As Olimpíadas Universitárias 2005 servirão como seletiva para os Jogos Mundiais Universitários que acontecerão em agosto de 2006, na cidade de Ismir, na Turquia.

?Os alunos estão bem preparados. Desde a seleção, os atletas da UFPI passaram trinta dias em treinamento intensivo. Estamos visando à classificação nos Jogos Mundiais Universitários, essa é a nossa meta?, afirma o Chefe da Delegação, professor José Carlos.

"É importante lembrar que a Universidade conta com uma das melhores equipes de futsal feminino do país, campeã das regiões Norte e Nordeste?, declara Rafael Damasceno, treinador da equipe e atleta da modalidade de atletismo.

A UFPI tem uma longa história de participação e vitórias nos Jogos Universitários Brasileiros desde o ano de 1995. Desde essa época, a Universidade já foi considerada a 6ª melhor colocada em voleibol masculino e já ganhou várias medalhas de ouro com o Judô.

?Os resultados que os atletas da UFPI obtiveram resultam da competência dos mesmos, aliada à dedicação dos professores e ao esforço da Administração Superior em melhorar as condições de treinamento dos estudantes, o que é possível constatar através da construção dos ginásios, dos laboratórios de fisiologia do exercício e da academia do Setor de Esportes?, lembra o professor João Bosco Sérvio Filho, Coordenador de Esportes da Universidade.

Segundo o professor Bôsco, já estão sendo encaminhados os projetos de reforma da sala de judô ?Dojô? e da construção de uma pista de atletismo ainda para este ano. O projeto para construção foi feito pela UFPI em conjunto com o Ministério do Esporte e resultará na primeira pista de atletismo do Estado.

As Olimpíadas Universitárias, que substituirão os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), são fruto de um contrato firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com a participação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).