Universidade terá área de convivência

09/06/2005 15:34

A Universidade Federal do Piauí, através do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste ? TROPEN lançou, nesta quinta-feira (09/06), a proposta de criação de uma área de convivência no Campus da Ininga.

A proposta faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente na UFPI e inclui o cultivo de jardins temáticos com plantas aromáticas e do cerrado, a construção de um lago, de trilhas e de um setor de produção de mudas para arborização do Campus. Além do cultivo de uma coleção viva de tipos piauienses descrita pelos pesquisadores da UFPI. Propõe também a reprodução de plantas que servirão como objeto de estudo na universidade.

A intenção é que a área de convivência seja um espaço de lazer, onde as pessoas possam passear, praticar esportes e que possa servir para exposição de esculturas e apresentação de concertos.

A área será construída entre o Centro de Tecnologia e o Setor de Esportes no Campus da Ininga. O arquiteto João Alberto analisou o histórico da área e constatou que por ser um terreno alagável, não serve para a construção de prédios, sendo apta para a implantação do projeto.

A Administração Superior da UFPI pretende estabelecer parcerias com as secretarias municipais e estaduais do Meio Ambiente e o IBAMA para viabilizar a criação da área verde o mais rápido possível, visando a preservação do meio ambiente e uma maior conscientização nesse sentido.

O reitor, professor Luiz Santos Júnior, acredita que esta é uma data histórica, pela grandiosidade do desafio lançado. Ele afirmou que a área de convivência não ficará restrita à Universidade e por isso é preciso envolver desde já toda a sociedade piauiense.