Dora Parente participa de projeto na UFPI

09/06/2005 08:04

O reitor da UFPI, prof. Luiz Santos Júnior, cumpre o compromisso de valorizar as artes, convidando a artista plástica Dora Parente para ajudar na elaboração do projeto de construção do um espaço permanente de artes plásticas na Universidade. Nesta quarta-feira (08) Dora Parente esteve no Centro de Ciências da Educação, para a primeira reunião de trabalho.

A idéia, segundo o reitor, é valorizar a produção artística local, levando as artes plásticas para a periferia de Teresina e interior do Estado, acabando com o estigma de que a arte é para a elite. ?Acredito que este projeto irá revelar novos talentos e, com certeza, valorizar os que já estão no mercado?, declarou o reitor.

No espaço de artes plásticas serão realizadas atividades de extensão com alunos da UFPI e com a comunidade, possibilitando a diminuição dos índices de violência e marginalidade. Será, também, uma forma de levar os alunos a vivenciarem novas experiências fora da universidade, valorizando os fatores humano e social.

O projeto prevê, ainda, o intercâmbio de artistas nacionais com artistas locais para troca de experiências. Dora Parente disse que pretende colocar esse espaço dentro do roteiro turístico do Piauí. ?Não há um lugar para o artista plástico comercializar seu trabalho. O artista precisa vender para ter seu trabalho valorizado e aumentar a sua auto-estima. Essa auto-estima é necessária para o artista que assumiu as artes plásticas como profissão. Quando não tem como vender o artista cai em desânimo e vai rumo à marginalidade?, declarou a artista.

Dora nasceu no Piauí, mas foi morar no Rio de Janeiro na década de 70 onde iniciou sua carreira no Salão Nacional de Belas Artes. Já realizou 54 exposições individuais e 55 coletivas, ganhando diversos prêmios locais e nacionais. Seus quadros foram bem cotados no Leilão do Palácio de Vicaya em Miami durante o lançamento da Revista Brazilian Art.