Avaliação Institucional da UFPI deve ser concluída em agosto

01/06/2005 10:11

A UFPI está passando por um processo de avaliação institucional, no sentido de revelar seu perfil, solucionar problemas do presente e apontar caminhos para o futuro, reafirmando o compromisso de uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

O processo envolve 57 pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos e alunos. A presença dos três segmentos é essencial para a transparência do processo e, assim, manter a credibilidade da avaliação. Ela está sendo realizada em três etapas distintas: avaliação da gestão, avaliação dos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino médio e avaliação de desempenho.

Para que a avaliação seja satisfatória a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Carmesina Gurgel, está promovendo discussões com objetivo de bem definir os instrumentos para coleta e análise dos dados que comprovem o desempenho docente, discente, administrativo e de infra-estrutura.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, com apoio dos três segmentos da UFPI, pretende concluir a avaliação até o final do mês de agosto, atendendo ao desafio colocado pelo Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior ? CONAES. Eles lançaram esse prazo para que nos mês de setembro a universidade possa passar pelo crivo do Governo Federal.

A UFPI é a única instituição federal de Ensino Superior do Nordeste que aceitou o desafio. Essa radiografia servirá, principalmente, como instrumento de aferição de eventuais entraves da UFPI e de reafirmação da vontade da Administração Superior de consolidar as virtudes da instituição.