UFPI pretende instalar indústria farmacêutica

10/05/2005 15:30

O coordenador de Fomento e Produção Farmacêutica e Insumos, do Ministério da Saúde, João Batista de Oliveira esteve em Teresina para assessorar a elaboração do projeto de instalação de uma indústria farmacêutica na Universidade Federal do Piauí, que deverá ter uma área de 3.600m² distribuída em dois pavimentos.

A indústria deverá produzir 112 milhões de unidades de medicamentos por ano, já que quase todos os medicamentos que o Governo Federal distribui são adquiridos da iniciativa privada. Quatro medicamentos já estão confirmados na lista de produção quando a indústria for instalada: Paracetamol gotas, Dipirona Gotas, Ácido Acético Salicídrico e Benzoato de Benzila.

O Núcleo de Tecnologia Farmacêutica da UFPI já tem um projeto aprovado pelo Ministério da Saúde para a reforma das instalações do laboratório e compra de novos equipamentos destinados à produção, controle de qualidade e desenvolvimento técnico dos medicamentos da Universidade.