Brasil Brasil Brasil

Notícias

Nutricionistas da UFPI geram depósito de patente

09/03/2012 12:50

A pesquisadora é Patrícia Elaine Alencar Belline Silva, agora Mestre em Ciências e Saúde pela UFPI,  sob orientação da professora Dra. Regilda Moreira Araújo, pós-doutora na área de Ciência de Alimentos e coordenadora do Mestrado de Alimento e Nutrição da UFPI. A pesquisa iniciou após uma visita a uma cooperativa na região de Picos(PI) , onde foi avaliada a possibilidade de trabalhar com produtos que eram pouco aproveitados comercialmente, como o mel escuro.

O pesquisa resultou na criação de uma paçoca. Foram formuladas três modalidades de paçoca até se chegar à melhor opção, que já está na fase de pedido de patente junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). As pesquisadoras priorizaram as propriedades minerais da paçoca, além do sabor. "Vale acrescentar que não foi registrado nenhum problema microbiológico", ressalta Patrícia.   

As paçocas foram elaboradas no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e os minerais foram analisados no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Química de alimentos e Nutrição Aplicada do Instituto de Tecnologia de Aliemntos (ITAL) em Campinas (SP).

A Prof. Dra. Regilda lembrou ainda que a produção desta paçoca traz ainda uma série de outras vantagens. Além de possibilitar o consumo de minerais muito importantes para o desenvolvimento de qualquer criança, pode gerar uma valorosa  produção de emprego e renda para as comunidades locais, já que os produtos são produzidos no Piauí.

O mestrado em Ciências e Saúde parabeniza as pesquisadoras pelo excelente trabalho.


Para ler a matéria na íntegra, clique aqui

Fonte: Jornal o Dia

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.