Brasil Brasil Brasil

Notícias

Professoras do Mestrado recebem financiamento do CNPq para pesquisa sobre Crack

Professoras do Mestrado recebem financiamento do CNPq para pesquisa sobre Crack

28/12/2010 12:53

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí obteve junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no dia 14 de dezembro, parecer favorável referente a projeto submetido ao edital nº 41/2010 para o financiamento de pesquisa sobre o crack.

O projeto coordenado pela Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo e subcoordenado pela Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro verificará a Soroprevalência de Hepatite B e C em usuários de crack dos CAPSad do Piauí. Este será desenvolvido nos três CAPSad do Estado localizados em Teresina, Picos e Parnaíba que atualmente contam com 2.483, 240 e 120 usuários, respectivamente. O projeto terá duração de 24 meses, onde além da soroprevalência, traçar-se-á o perfil clínico, sociodemográfico, econômico e de consumo da amostra estudada.

Segundo as autoras, um estudo como este justifica-se no fato de o consumo do crack se constituir, atualmente, em um grave problema de saúde pública pelas consequências na saúde tanto individual como coletiva. Elas esperam com esta proposta reduzir as lacunas científicas sobre o crack bem como subsidiar o redirecionamento das políticas destinadas a esse grupo. Esperam ainda contribuir com ações de educação em saúde, especialmente voltadas para escolares e adolescentes, a partir da construção de tecnologia simplificada em educação.  

Para as autoras os resultados desta pesquisa contribuirão para a construção de um corpo de conhecimento próprio da área da saúde, o qual possibilitará as condições para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como fornecer um incremento para a formação de recursos humanos para a pesquisa e a ampliação da produção técnica-científica na área de saúde e especialmente para o crescimento do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 

Considerando, pois, a magnitude deste problema na sociedade contemporânea parabenizamos o CNPq pela preocupação e as professoras pela iniciativa.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.