Brasil Brasil Brasil

Programação

Data: 04 de outubro de 2012
Palestrante: Mestranda Mayara Ladeira Coelho
Titulo: Estabilidade de fitocosméticos: ensaios físico-químicos aplicados

Resumo: A crescente demanda por produtos cosméticos estáveis, seguros e eficazes tem exigido da comunidade científica estudos e utilização de técnicas mais eficientes para determinação da estabilidade dos produtos. O uso de ativos da biodiversidade brasileira levou ao desenvolvimento de inúmeros produtos, nas mais diferentes formas cosméticas, o que dificulta, ainda mais, a padronização de protocolos experimentais para atestar a estabilidade das preparações cosméticas. Embora não exista no Brasil um protocolo que padronize os ensaios a serem realizados para se determinar a estabilidade dos produtos, vários estudos realizados na UFPI e nos meios acadêmicos para determinação da estabilidade de produtos derivados de plantas serão abordados. Dentre eles abordar-se-á ensaios organolépticos, ensaios físico-químicos (pH, viscosidade, densidade, determinação de resíduos secos, teste de centrífuga), ensaios analíticos (identificação e doseamento de ativos) e testes de estabilidade (estabilidade preliminar, acelerada e longo prazo) em produtos fitocosméticos.
 



Data: 18 de outubro de 2012
Palestrante: Mestranda Rosana Mírian Barros Mendes
Titulo: Matriz transdérmica à base de biopolímeros e potenciadores naturais de permeação para incorporação de fármacos

Resumo: Os sistemas de liberação transdérmica (SLTs), facilitam a passagem de quantidades terapêuticas de fármacos através da pele, com o objetivo de atingir a circulação sanguínea, para exercer efeitos sistêmicos. A epiderme é a camada que protege a pele contra o ambiente externo. Ela apresenta, em sua superfície epitelial externa, o estrato córneo, que é considerado a principal barreira à permeação dos fármacos através da pele. O desenvolvimento de filmes bioadesivos associados a promotores de permeação cutânea, apresenta-se como uma interessante proposta à administração de fármacos através desses sistemas. Para este fim, filmes constituídos à base de polímeros naturais como, goma de cajueiro e pectina, elaborados através de técnicas simples com a introdução de terpenos para maior promoção da permeação cutânea, tem sido formulados para esse propósito.
 



Data: 25 de outubro de 2012
Palestrante: Mestranda Mônica Cristiane S. Mendes
Titulo: Ensaios pré-clínicos de produtos naturais

Resumo: Os ensaios pré-clínicos consistem em estudos farmacológicos e toxicológicos realizados em modelos animais, com o objetivo de obter informações iniciais de segurança relacionadas à exposição da substancia-teste para o homem. Os estudos toxicológicos podem ser divididos em agudos, subcronicos e crônicos, compreendendo importante etapa no desenvolvimento de um novo fármaco.
 



Data: 08 de novembro 2012
Palestante: Mestranda Antonia Amanda Cardoso de Almeida
Titulo: Estudos pré-clínicos no desenvolvimento de novos psicofármacos

Resumo: O uso de plantas medicinais tem sido associado ao fato de ser uma importante fonte para obtenção de moléculas com potencial farmacológico. A pesquisa pré-clínica, tem sido utilizada principalmente com objetivo de: iniciar a avaliação da segurança, tolerabilidade e possível eficácia de novas drogas; estudar o mecanismo de ação de psicofármacos; auxiliar na elucidação dos mecanismos neurobiológicos dos transtornos mentais. Os estudos com modelos animais apesar de suas limitações permitem o estudo da contribuição de um fator em determinado transtorno mental, controlando-se as outras variáveis. Permite também estudar a interação entre as múltiplas variáveis. Considerando-se a característica multifatorial dos transtornos mentais, esta abordagem torna-se extremamente valiosa.
 



Data: 22 de novembro 2012
Palestrante: Mestrando Antonio Luiz Gomes Junior
Título: Métodos de investigação em genotoxicidade em ensaios pré-clínicos de novos fitomedicamentos

Resumo: O material genético está exposto a varias injurias as quais podem levar a danos, estes por sua vez podem ser reparados ou não dependendo da sua intensidade. Com o intuito de fornecer medicamentos mais seguros é importante conhecer os princípios e as técnicas (Teste cometa, Teste de micronúcleo e Teste Allium cepa) de avaliação genotóxica para o desenvolvimento de fitomedicamentos.
 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.