Brasil Brasil Brasil

Notícias

Palestra Prof. Airton Martin - UNIVAP, 13/09/2016, 16h

Palestra Prof. Airton Martin - UNIVAP, 13/09/2016, 16h

09/09/2016 09:37

Diagnóstico de Câncer e Caracterização dos Processos de Envelhecimento Cutâneo in vivo e em Tempo Real: Biópsia Óptica.

Resumo:

O câncer configura-se como um grande problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. O corrente desafio da medicina moderna é o de encontrar uma técnica analítica que investigue estas alterações bioquímicas por métodos não-invasivos, não-destrutivos e em tempo real.

A espectroscopia Raman apresenta-se como uma técnica inovadora, com múltiplas aplicabilidades e com altas perspectivas para fornecer importantes informações diagnósticas sobre um determinado tecido ou fluído, visto que, investiga os constituintes moleculares das amostras, permitindo detectar modificações na bioquímica molecular que ocorrem em presença de patologias. Essas alterações podem auxiliar na detecção precoce, na realização de diagnósticos de múltiplas lesões, no rastreamento de lesões incipientes ainda não manifestadas clinicamente, e ainda, auxiliar na seleção do tratamento, no prognóstico do paciente e no margeamento cirúrgico das lesões malignas confirmadas.

Neste contexto, o objetivo desta palestra é apresentar algumas aplicações da espectroscopia Raman para o diagnóstico de câncer.  Além disto, ilustraremos algumas aplicações no estudo dos processos de envelhecimento cutâneo, efeito da irradiação da luz infravermelha na pele humana, estudo de produtos de glicação avançada (AGEs), entre outros.

Data: 13 de Setembro de 2016 (terça-feira)

Local: Auditório do Departamento de Física - CCN - UFPI

Hora: 16h

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.