Brasil Brasil Brasil

Notícias

Certificado de Excelência como Revisor: Professor Francisco Welington

Certificado de Excelência como Revisor: Professor Francisco Welington

23/06/2014 13:31

Enquanto o ato de uma publicação científica de qualidade é um dos possíveis produtos finais do trabalho de um pesquisador, a função de referendar artigos é uma tarefa destinada a uma parcela ainda menor da comunidade científica. Tarefa que é primordial no atual modelo de desenvolvimento científico mundial. Ainda que não remunerada, é realizada apenas por profisionais com reconhecida expertise em suas áreas de pesquisa.

O Professor Francisco Wellington de Sousa Lima é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPI e atualmente é Pesquisador Nível 2 do CNPq, tendo sido o primeiro do Departamento de Física a obter tal reconhecimento. Desempenha hoje um papel fundamental no desenvolvimento deste programa de Pós-Graduação, tendo, nos  últimos 5 anos, formado 4 mestres em Física e publicado mais de 20 artigos em revista especializadas, oferecendo importantes contribuições para a ciencia na área de Física Estatística.

Atua ainda como revisor de periódicos de renome internacional na área de Física, como Journal of Statistical Mechanics: Theory and Experiment, Physics Letters A, International Journal of Modern Physics B e Physica A. Neste último periódico internacional, o Professor Wellington foi recentemente reconhecido pelos servicos prestados nos últimos 5 anos por meio do "Certificate of Excellence in Reviewing", uma honraria concedida frente ao reconhecimento pela qualidade do trabalho prestado por ele na qualidade de revisor da mesma revista. Esta horaria é concedida apenas uma vez por ano para uma parcela extremamente pequena de seus revisores. Seguem abaixo trechos do comunicado da Elsevier.

"Caro Francisco Lima,

A Elsevier e os editores da "Physica A: Statistical Mechanics and its Applications", desejam lhe agradecer pela sua contribuição como revisor. Em particular, os editores o selecionaram por reconhecerem a altíssima qualidade de seu trabalho e gostariam de agraciá-lo com o "Certificado de Excelência como Revisor".

Quando o senhor toma seu tempo para ajudar outros a publicarem seus trabalhos, você está oferecendo uma contribuição vital para o progresso da ciência e tecnologia.

Nós sabemos que referendar manuscritos não é uma tarefa fácil, mas a sua dedicação, atenção aos detalhes e profissionalismo ilumina o seu trabalho. Como reconhecimento pela sua assistência, nós estamos o presenteando com o "Certificado de Excelência como Revisor", presenteado em conjunto com os editores da "Physica A: Statistical Mechanics and its Applications".

Os avanços no connhecimento científico depende da contribuição de pessoas como você.

Publishers of Physica A: Statistical Mechanics and its Applications"


Nós da Pós-Graduação em Fisica da UFPI viemos por meio deste comunicado parabenizar o professor Francisco Wellington pelo seu belíssimo trabalho já reconhecido por nós e que agora passa a ser reconhecido pela comunidade científica internacional.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.