Brasil Brasil Brasil

Evento: SEMINÁRIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Local: Auditório do Departamento de Física

Data: 22/05/2012

“ Aspectos Fundamentais de Pontos de Lifshitz ”

Prof. Dr. Marcelo de Moura Leite - DF - UFPE

Local:Auditório do Departamento de Química

Data: 22/05/12 Horário: 14:30 h

Neste seminário vamos discutir a descrição de grupo de renormalização e teoria de campos para sistemas físicos que apresentam pontos multicríticos de Lifshitz. Em particular, tais sistemas realizam o conceito de competição entre interações de curto alcance atrativas e repulsivas que podem originar uma pletora de fases ordenadas separadas entre si por linhas de primeira ordem, enquanto que a fase ordenada mais estável é separada da fase desordenada por uma linha de segunda ordem. Todas as linhas de primeira ordem se encontram com a linha de segunda ordem no ponto Lifshitz. Há várias escalas de comprimento(/momento) independentes. Vamos discutir os últimos desenvolvimentos conquistados neste problema, a saber, a formulação em termos de campos sem massa e massivos para descrever propriedades universais, bem como uma introdução à inclusão de efeitos de tamanhos finitos em tais sistemas. Concluímos com uma breve descrição da colaboração atual (e futura) com o grupo de teoria de campos da UFPI.

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br